É consenso que o yoga não é nenhuma modalidade esportiva ou uma ginástica indiana e nem tampouco a prática de malabarismos com o corpo. O yoga é uma ciência que possui seus fundamentos e princípios. Possui uma meta: a união do ser, o seu desenvolvimento, a sua lapidação. E possui um método para chegar a este objetivo: o próprio yoga. Por isto dizemos que o yoga é a meta e o método.

AS TÉCNICAS DO MÉTODO
Para atingir a integração, a serenidade, a força e a clareza que nos liberta, o yoga utiliza-se de várias técnicas. Tais como: a prática de Asanas, de Pranayamas,o relaxamento,a meditação,a entoação de mantras,os Kryas, e da prática dos seus princípios: como os yamas e Nyamas.

Vejamos um pouco sobre as principais técnicas utilizadas no yoga:

Asanas são as posturas Psicofísicas. São assim denominadas porque ao serem executadas produzem benefícios tanto físicos quanto emocionais.  Os benefícios físicos incluem o desbloqueio das tensões, a correção da postura, o fortalecimento muscular, ganho de flexibilidade, melhora do condicionamento físico, eliminação de dores, prevenção e tratamento de diversas patologias (doenças). No aspecto psíquico trabalhamos  a nossa força interna,  na medida em que desenvolvemos nossa força muscular. Ampliamos a nossa visão de mundo, quando nos abrimos pra ele, desenvolvendo a nossa postura e flexibilidade. E melhorando a nossa postura física, conseguimos melhorar o nosso posicionamento perante a vida. Nos motivamos a ir mais longe, quando passamos a ter uma musculatura de membros inferiores mais fortes. Melhoramos nossa capacidade de estar conscientes, atentos nas atividades que realizamos, quando alinhamos a cabeça com a coluna. Aprendendo assim, a usufruir do momento presente. Descobrimos o equilíbrio entre  força e  Paz ao executarmos a maioria dos asanas. Aprendemos a ter paciência com o nosso próprio desenvolvimento, reaprendemos a direcionar nossa energia e descobrimos a beleza de ser: serenamente ativos e ativamente serenos.

Pranayamas são os exercícios respiratórios, que objetivam o aumento da capacidade respiratória geral, influenciando assim na postura e na oxigenação, estimulando a energia vital (o prana) a fluir pelo corpo. Promove serenidade e melhora da clareza de percepção, ou seja, melhora a maneira que nos enxergarmos e melhora também a forma que vemos a vida, pois a respiração é o elo entre o corpo e a mente. Entre o externo e o interno.

Relaxamento É realizado após os asanas. Tem o objetivo de relaxar profundamente o corpo e descansar a mente. É o momento em que são absorvidos todos os benefícios da prática realizada. E principalmente, é o momento de quietude, de autocuidado, de restauração da energia, é a oportunidade do organismo se recuperar dos desgastes do dia a dia.

Meditação: Após os desbloqueios das tensões físicas (com os asanas) e após a prática dos pranayamas e do relaxamento, estamos aptos a meditar. E meditar é transformar a consciência, é tranquilizar a mente e relaxar o corpo, revigorando-o. É o momento de fechar os olhos e olhar pra dentro. É quando acalmamos os pensamentos e recolhemos os sentidos que se perdem nas distrações do cotidiano.