Os benefícios da prática do Yoga durante a gestação são inúmeros. O yoga ajuda a restabelecer um novo equilíbrio interno neste momento de intensa transformação, promovendo uma gestação saudável e confiante, além de ser um momento entre mãe e bebê.
Ajuda a preparar o corpo para as mudanças físicas que ocorrem durante a gestação e para o momento do parto, facilitando assim o trabalho de parto e possibilitando maior recuperação da mãe no pós-parto. O yoga ameniza possíveis desconfortos durante a gestação, previne alterações posturais no pré e pós-parto, favorece a circulação sanguínea, prevenindo inchaços, dormências e varizes, amplia a respiração materna, oxigenando melhor o bebê, fortalece o assoalho pélvico, preparando o períneo para o parto, alivia e previne dores na coluna e ameniza a prisão de ventre, mantém o condicionamento físico da gestante para que, condicionada ,a gestante se sinta menos cansada durante a gestação e tenha energia para o trabalho de parto. Ajuda também a equilibrar as flutuações de humor e reduzir a ansiedade.
O yoga promove e mantém uma boa saúde física e emocional da mãe, durante e após a gestação. Para que esta fase seja realmente especial, como deve ser.
Quando as aulas podem ser iniciadas?
Os exercícios podem ser iniciados em qualquer fase da gestação e podem ser realizados até o final da gravidez. Apesar de alguns especialistas só indicarem atividades físicas após o 2º trimestre de gestação, o yoga é uma pratica amplamente indicada e segura a partir das primeiras semanas de gravidez, desde que tudo esteja correndo bem, ou seja, sem a presença de sangramentos ou risco de aborto. O (a) médico (a) saberá informar se existe alguma contraindicação em cada caso.
Como são as aulas para gestante?
A aula de yoga para gestantes é elaborada de acordo com as necessidades, condições físicas e de saúde da gestante.
A aula é elaborada também de acordo com o período gestacional. A cada trimestre a gestante apresenta características e necessidades especificas. Assim, os objetivos da aula são também específicos para cada trimestre.
No primeiro trimestre
É o momento em que a mulher deve se tornar realmente uma ‘’chocadeira’’, reduzindo o ritmo e criando condições de proteção a gestação. Aumentando todos os seus recursos de acolhimento, aconchego, relaxamento, aquecimento, tranquilidade e serenidade. E a aula de yoga, será baseada nestes objetivos.
Se a gestante estiver liberada para fazer yoga neste trimestre serão realizados pranayamas (exercícios respiratórios) meditação e asanas (posturas) de relaxamento e de descanso. O que auxiliará muito a gestante neste período de adaptação hormonal e emocional.
São realizados também no primeiro trimestre asanas circulatórios e que auxiliem em algum desconforto ou dor que a mulher apresente naquele momento ou já apresentava antes da gestação. A gestante recebe também orientações posturais para as suas atividades de rotina e também para se preparar para as alterações físicas, que ocorrerão no segundo trimestre.
No segundo trimestre
É o trimestre em que realmente a gestação aparece! Pois é qdo ocorrem as alterações físicas. Nesta fase os objetivos do yoga são predominantemente preparar a mulher para estas alterações. Os asanas (posturas) neste trimestre, visarão principalmente: fortalecer, alongar e preparar a musculatura, para que a gestante agora, com as alterações do segundo semestre, principalmente o aumento do volume da barriga, não sinta dores, desconfortos ou não fique com alterações posturais patológicas após o parto.
Os asanas do segundo trimestre, prevenirão também os torcicolos, intestino preso, edemas (inchaços) nos membros inferiores, as varizes, dores lombares e na região do ciático. Desconfortos comums na gestação, mas que são perfeitamente evitados com a pratica do yoga.
No segundo semestre, são também trabalhadas, sequencias de asanas objetivando recuperar, manter ou melhorar o condicionamento físico da gestante, que na maioria das vezes, ficou por um trimestre (o primeiro) sem a realização de atividades mais dinâmicas.
No terceiro trimestre
Está chegando o parto! e as aulas que já vem preparando a gestante para esta linda maratona, se voltam para este objetivo! Os asanas do segundo semestre e alguns do primeiro são mantidos, alguns são intensificados e outros são substituídos de acordo com as características da gestante neste período. Geralmente, quando a gestante realizou um bom trabalho no segundo semestre, o terceiro é muito, muito tranquilo. Sem dores, bem orientada ( sabendo o que fazer)quanto aos possíveis desconfortos que podem surgir no finalzinho da gestação,
É possível passar pelo terceiro trimestre sem dores, sabendo o que fazer, se houver algum desconforto e principalmente : é possível, e é o objetivo do yoga, que a mulher chegue ate o fim da sua gestação em plena saúde física, mental e emocional, e assim com saúde e conhecendo o seu corpo, possa vivenciar um parto realmente tranquilo.
Mesmo uma mulher que nunca fez yoga ou que está sedentária, pode praticar yoga durante a gestação?
Sim.A gravidez pode ser o momento propicio para a mulher iniciar a pratica de yoga porque neste período a mulher tem um aumento da sua sensibilidade e consequentemente um aumento do seu interesse ´por qualidade de vida e pelos seus processos internos.
E o aumento da percepção de si e a maior compreensão do que ocorre em seu organismo, se tornarão essenciais nesta fase tão especial, fase de transformações e nascimentos: onde nasce um bebe, mas também uma mulher: que renasce transformada, agora, em Mãe.