Um dos maiores benefícios da prática regular do yoga é sem dúvida a prevenção e o alívio de dores.
Seja a dor causada pela má postura, fraqueza e encurtamento muscular ou por doenças crônicas, o yoga nos dá as ferramentas para conhecer e transformarmos a dor, nos libertando dela.
São significativos os efeitos do yoga sobre as dores crônicas, como por exemplo: dores na coluna, nos joelhos, fibromialgia, enxaqueca (motivo pelo qual conheci o yoga), artroses, dores na região do ciático, quadril, dor nos ombros, pescoço, torcicolos, cefaleias e labirintites tensionais.
Os motivos pelos quais a prática gera prevenção, alivio e até tratamento de inúmeras dores são muitos:
No sistema musculo esquelético: com os músculos mais fortes e alongados as articulações ficam mais saudáveis, tem mais estabilidade e sofrem menor impacto porque mantém o espaço articular preservado.
No sistema endócrino e imunológico: Libera endorfina e serotonina, hormônios analgésicos e antidepressivos. Reduz o cortisol, hormônio liberado em situações de stress, responsável entre outros efeitos pelo enfraquecimento do sistema imunológico.
No sistema cardio respiratório: Melhora a oxigenação dos tecidos, ativa a circulação, aumenta a capacidade respiratória e ajuda a regular os batimentos cardíacos.
No cérebro: Aprimora o controle motor, desenvolve as áreas relacionadas a memória, equilíbrio corporal e concentração. Ativa o sistema nervoso parassimpático, o que neutraliza muito os efeitos do stress sobre o organismo. Dentre outros.
Além da socialização e da saúde emocional.
Com a prática, a musculatura e as articulações vão ficando mais saudáveis, melhorando a flexibilidade, a postura, a disposição, o sono, a digestão e o intestino. Regulariza a pressão arterial, diminui as tensões musculares e as dores.
A liberação dos ‘’bons’’ hormônios e o entendimento das manifestações da doença no organismo (devido ao autoconhecimento) também promovem uma prevenção, alivio e tratamento das dores.
Mas, vale lembrar também que: o bem star sentido durante e após a aula de yoga não é devido apenas ao efeito da prática sobre o corpo e a mente. O aumento do Prana (energia vital) produzido pela prática de yoga, desempenha um papel primordial na prevenção e eliminação de dores e doenças.
Conheça o yoga e vivencie uma vida sem dor!
O “poder” curativo do yoga
O que mais me encanta no yoga é a capacidade que ele tem de nos libertar das dores.
O seu “Poder” que cura a dor física e revela a origem de outras dores.
Me encanta o poder restaurativo, de aumento de energia e disposição que o yoga produz.
Prática que promove relaxamento, descanso e clareza ao ponto de: sairmos após a aula com a certeza do que realmente importa e com a energia necessária para ir em busca.
A simplicidade funcional do yoga, me encanta. A eficácia de um método que em poucos minutos, mobiliza e estimula nossa força, nossa flexibilidade e nossa resistência, no aspecto tanto físico quanto sutil.
Me encanta a clareza de percepção que ele nos proporciona. O seu aspecto que transcende o corpo, e que faz deste mesmo corpo que cuida, um instrumento de conexão com seu espírito e com o sagrado.
As vezes vivemos nossas vidas acorrentados, e nem descobrimos que temos a chave. (The Eagles)