MÚSICA PARA SER OUVIDA E VIVIDA

A MENTE QUIETA, A ESPINHA ERETA E O CORAÇÃO TRANQUILO

Walter Franco prova que algumas canções podem em tão poucas palavras causar grandes transformações e grandes mudanças na vida das pessoas.

Existem músicas que nos trazem grandes oportunidades de aplicarmos suas letras em nossa vida, e essa canção escrita por Walter Franco é uma delas. Walter não é um cantor muito conhecido do grande público, mas as suas composições conseguem ter a façanha de dialogar com os ouvintes, pois falam sobre a vida e sobre o comportamento humano. A música de Walter Franco “Coração tranquilo” é uma dessas que merecem ser repetidas e aplicadas no nosso cotidiano, pois mesmo sendo simples ela possui uma mensagem poderosa, principalmente para aqueles que sofrem de ansiedade, preocupações e agonias intensas. A letra dessa canção nos ensina que é necessária uma decisão, três coisas básicas para termos uma vida de desfrute e de paz. Você poderia até contestar que uma música não pode mudar um comportamento ou atitude de alguém, mas veremos que na música “Coração tranquilo” as mudanças podem ser reais.

A primeira frase nos diz para mantermos a mente quieta, e todos sabem que uma mente que não para um segundo, que está sempre acelerada acaba causando ansiedade e problemas psicológicos. Infelizmente a nossa mente acaba muitas vezes recebendo muitos pensamentos negativos, pensamentos de derrota ou preocupações excessivas, e isso é combatido quando nós mantemos a nossa mente quieta, livre das preocupações. Não é que você não irá mais pensar em nada, mas que você não ficara mais aflito e ansiosos por mais nada. E o segredo que Walter Franco canta é que isso deve ser mantido. Manter a mente quieta é algo diário, não ficar mais pensando em problemas que não tem solução, sofrendo por coisas que nem aconteceram e provavelmente não irão acontecer.

A segunda parte da música nos ensina a manter a espinha ereta, e isso nos fala de mantermos a nossa confiança no alto, cabeça erguida, firme para enfrentar os problemas que aparecem em nossa vida. Pessoas que andam sempre encurvadas e olhando para baixo passam uma mensagem de tristeza, de que não conseguem resolver os problemas diários da vida, ficando assim trancadas em seus problemas. Espinha ereta é andar com coragem, sermos resilientes e aguentar as pancadas da vida. Novamente, manter-se é o segredo, pois não é apenas em um dia que você deve ser confiante, mas todos os dias. Isso muda a vida, isso muda tudo.

Por fim, a última frase da música nos fala sobre mantermos o coração tranquilo. Walter Franco ao escrever essa música deve ter percebido que as pessoas possuem grande dificuldade de se manterem tranquilas. Para aqueles que vivem em cidades grandes conhecem muito bem a correria do dia a dia, aquela loucura para pegar o ônibus, acordar cedo para pegar o Metrô, e viver sempre correndo para chegar em algum lugar. Alguns acreditam que o segredo do coração tranquilo está em morar no interior ou ser alguém rico, mas na verdade manter o coração tranquilo é uma questão de decisão, uma decisão feita diariamente. Chega de ter o coração acelerado, sem paz, desconfiado de tudo e de todos, pois a vida é boa e cheia de possibilidades. Todo o dia devemos manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo. Talvez seja por isso que Walter Franco canta as mesmas estrofes por diversas vezes, pois são virtudes para serem repetidas, virtudes para serem aplicadas, a todo instante, a todo momento.

Publicado por Rafael Oliveira.

Música: Coração Tranquilo
Autoria: Walter Franco
Dica: Ouça a música na interpretação de Leila Pinheiro