O SIGNIFICADO DO OM

O OM está diretamente ligado ao yoga e tornou se seu símbolo universal.

É uma palavra sânscrita, que significa avati raksati- aquilo que lhe protege, lhe abençoa.

É um mantra, é a matriz de todos os mantras, e é representado pelo símbolo:

Em sânscrito a vogal “O” é um ditongo composto de a + u, por isso OM é representativamente escrito: AUM.

O mantra AUM quando sonorizado se expressa no som OM e se torna a representação sonora do tudo e do todo, a representação do absoluto.

É considerado o som mais próximo da palavra divina e a origem de todas as demais. Segundo o manduka upanishad, OM é aquele que existe, existiu e sempre existirá. Assim, podemos afirmar que OM é a representação do princípio, meio e fim. É a totalidade.

A sílaba OM é considerada por várias escolas, mestres e tradições, como o som primordial do universo.
É som-semente que desenvolve o centro de força da “terceira visão” responsável pela intuição e meditação.

E por ser um símbolo sagrado, sempre que estamos numa sala de yoga ou num local que tenha o símbolo Om, em sinal de respeito evitamos ficar de costas ou com os pés voltados para ele, como por exemplo durante a prática da meditação e do relaxamento.

O OM carrega profundos significados e se manifesta no mundo da seguinte maneira:
OM representa a divindade com seus três aspectos: as forças criadoras, preservadoras e transformadoras do universo. Na existência tudo é regido por estas três energias.
A: criação (Brahma)
U: Manutenção/conservação (vishnu)
M: Destruição/ transformação/iluminação (shiva)

Para o yoga criador e criação são únicos. O criador se manifesta na criação.
Ao pronunciarmos OM, invocamos a presença do sagrado em nossa consciência, despertando nossos potenciais físicos e energéticos.

A entoação do mantra OM desperta nossa mente para o aqui e o agora, elimina devaneios e nos tras para quem somos. Durante a entoação buscamos despertar a consciência para que ela entre em estado de equilíbrio, para que sejamos e estejamos em harmonia.

O OM equilibra, harmoniza e promove a união de todas as forças e nos conecta com energias superiores.
É o ponto de ligação de um ponto isolado com todo o restante do universo, isto é, o OM não só representa este momento de paz como também representa o silencio que une dois mundos diferentes.

É o encontro. O OM tem o poder de conectar o corpo com o eu interior e este com o supremo, o absoluto.
O OM é proteção, é a emanação de boas vibrações, sendo benéfico não só para quem entoa, mas também para o ambiente e para o universo como um todo. Pois o OM é uma sílaba de poder, representa a vibração cósmica universal e ao pronuncia-la entramos em sintonia com esta vibração, despertando em nós um sentimento de unidade, de síntese, de Yoga.
Entoar e estar na presença do OM é experimentar o amém, é vivenciar e invocar bênçãos!

Obs: Os conceitos contidos no OM, são inúmeros. Seria difícil a sua abordagem em apenas um texto e de uma só vez. Mas pretendo aprofundar e apresentar estes conceitos, aqui no yogando, pois sem dúvida merecerem ser abordados em sua totalidade.